quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Aprenda a fazer inseticidas caseiros e naturais

*Para controle de pulgões, cochonilhas e ácaros

Calda de fumo (sem álcool)

Ingredientes: água e fumo de corda.

Como preparar: Ferver um litro d’água com 20g a 25g de fumo de corda picado durante meia hora. O fumo deve ser bem forte. Coar em pano fino e juntar 4 litros de água limpa. Pode-se também colocar 100g de fumo em 4 litros de água e deixar de infusão durante a noite, usando na manhã seguinte.

Como usar: Pulverize sobre as folhas atacadas por pulgões, piolhos, cochonilhas e colocar em formigueiros. Esperar 48 horas para ingerir hortaliças tratadas com este inseticida.

Calda de fumo (com álcool)

Ingredientes: álcool, fumo de corda, sabão e água.
Como preparar: Colocar um pouco de fumo bem picado ou macerado, mais ou menos 30g, em uma tigela, cobri-lo com aproximadamente 50ml de álcool e deixar em descanso por 24 horas, até o fumo absorver o álcool. Colocar novamente 1 litro de álcool diluído 200ml de água sobre o fumo e deixar 2 a 3 dias em lugar escuro. Espremer a solução em um pano ralo e guardar o líquido obtido em garrafa escura. Para melhor conservação é aconselhável acrescentar 4g de fenol por litro de solução.

Como usar: na hora de usar, misturar um copo de solução de fumo com 200g de sabão em 10 litros de água. O sabão deve ser picado e diluído em água quente antes de ser adicionado à mistura. O melhor é o sabão potássico, feito pelo próprio agricultor. O sabão comum, encontrado no comércio, muitas vezes contém sódio em excesso e é excessivamente ácido, o que pode prejudicar o preparo de uma boa emulsão.

Macerado de alho

Ingredientes: Alho e água

Como preparar: Esmagar 4 dentes de alho em 1 litro de água e deixar amolecer por doze dias.
Como usar: Diluir em 10 litros de água e pulverizar sobre as partes da planta atacada por pulgões.
Macerado de Urtiga
Ingredientes: urtigas frescas e água.
Como preparar: Colocar 100g de urtigas frescas em 1 litro d’água e deixar amolecer por 3 dias.

Como usar: diluir em 10 litros de água e pulverizar sobre as partes das plantas atacadas por pulgões.
*Para controle de fungos

Calda bordaleza

Ingredientes: sulfato de cobre, cal virgem e água.

Como preparar: Colocar 200g de sulfato de cobre em um saco de pano ralo e deixá-lo suspenso em 5 litros de água. Utilizando água morna o sulfato de cobre se dissolverá mais rapidamente. Pode-se deixar também o sulfato de cobre em suspensão na água de um dia para o outro. Colocar 200g de cal virgem em um balde com pouca água. Se em trinta minutos não houver aquecimento da mistura não usar a cal porque ela não é de boa qualidade. Após a reação completa da cal, quando se forma uma pasta rala, completar o volume da água até 5 litros. Despejar a solução de sulfato de cobre sobre a solução de cal virgem. Nunca ao contrário. Mexer bem para que a cal não se decante. Coar a solução, colocar no pulverizador e completar o volume até 20 litros.

Atenção: Para verificar se a calda não está ácida, pois queimará as folhas das plantas, pingue uma gota da solução final em um canivete ou faca de ferro. Aguarde três minutos e se formar uma mancha avermelhada no metal é necessário colocar mais leite de cal na solução.

Para que serve: A calda bordaleza é indicada para o controle de doenças de fruteiras e hortaliças.

Como usar: através da pulverização.

*Para controle de formigas

Plantar em volta da horta ou jardim hortelã-pimenta ou cravo de defunto. Em maior escala plante gergelim, que as formigas vão cortar e levar para o formigueiro. Há duas versões para explicar seus efeitos: uma diz que o gergelim ao fermentar no interior do formigueiro libera um gás tóxico às formigas. Outra versão diz que o gergelim modifica a condição do fungo que alimenta as formigas provocando envenenamento.
Obs. Se for inevitável o uso de formicidas prefira as iscas aos formicidas líquidos, ou em pó, que são geralmente elaborados à base de Aldrin, altamente tóxicos e persistentes no ambiente. As iscas são menos tóxicas e são degradáveis.

*Para controle de lesmas e caracóis
Evitar focos de umidade e acabar com os que já existem. Espalhar pedaços de chuchu ou abóbora crus nos canteiros e no dia seguinte recolher as lesmas que formam bolos nos pedaços colocados. Espalhar pela horta latas de goiabada com cerveja e sal. Enterre as latas pela metade e a cada manhã recolha as lesmas mortas. Espalhar pela horta sacos de aniagem molhados com água e um pouco de leite. Recolher a cada manhã e retirar as lesmas. Espalhar entre as culturas sal ou cinza para espantar as lesmas e caracóis. Cuidado com o excesso de cinza ou sal, pois podem prejudicar o solo.

*Para controle de nematóides
Plante cravos de defunto, dália, mucuna preta, mentrastro ou tagetes.

*Para controle de carunchos e gorgulhos
Coloque entre os grãos, folhas de louro, eucalipto ou dentes de alho. Ou ainda guarde-os com cinza peneirada ou terra de formigueiro.

*Para controle de moscas e pernilongos
Plante mamona em volta da casa ou nos alagados.

*Para controle de pulgão, formiga, vaquinha e fungo
Ingredientes: alho, pimenta cuminho, pimenta malagueta, pimenta cumarim, vinagre, açúcar mascavo, água e cachaça.

Como preparar: Bater no liquidificador 200 g de alho, 50 g de pimenta cuminho, 50 g de pimenta malagueta, 50 g de pimenta cumarim e 2 litros de cachaça. Deixar a mistura repousar por 20 dias.
Como usar: diluir 50 ml da mistura em 10 litros de água, acrescentando 35 ml de vinagre e 20 g de açúcar mascavo. Pulverizar sobre as partes das plantas atacadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário